
Novembro dia 28 tivemos a ultima etapa e o resultado de muito esforço, muita vontade e muito xadrez recompensandos com a conquista mais bonita de Leandro Ubialli Cardoso este ano. Primeiro Lugar em tudo, Primeiro na Categoria SUB-12 e Primeiro no Geral da Divisão na etapa. Foi uma participação excepcional na cidade de Florianópolis deste pequeno Araranguaense de 11 anos de idade, que jogou um xadrez de gente grande.

Depois da pausa de Chapecó, local da 6 Etapa, fomos para Aguas Mornas disputar a 7 Etapa. Foi um torneio da superação, onde estavamos todos cansados. Mesmo assim com todos os problemas já conhecidos da competição, Leandro ficou em Segundo Lugar garantindo definitivamente o Titulo Antecipado da Categoria SUB-12. Mas ele ainda tinha um sonho que era conquistar o titulo da Divisão.

Em julho foi a etapa de Tubarão onde tivemos nossa maior presença em numeros de Atletas. O terceiro Lugar foi modesto para o Leandro, mas o suficiente para mante-lo tranquilo na liderança.

Em Julho foi a quarta etapa e mais um 1 lugar. Além disso um encronto especial com o Campeão Catarinense Absoluto Silvio Cunha Pereira. Leandro continuou apresentando evolução no xadrez rápido sua especialidade, e o caminho para o título já não era mais um sonho e sim uma realidade.

Em maio veio mais uma etapa e a Segunda vitória
na Categoria SUB-12. Era a retomada da Liderança que não mais perderia até o fim. Foi o primeiro torneio da competição que não acompanhei de perto.
na Categoria SUB-12. Era a retomada da Liderança que não mais perderia até o fim. Foi o primeiro torneio da competição que não acompanhei de perto.

Em Abril o pior momento, o choro da derrota e a fustração por não conseguir repetir o feito da etapa anterior. Foi um aprendizado importante, e a certeza que os desafios só estavem começando. Foi o momento mais emocionante que vivi em toda minha vida enxadristica qdo fui ao tabuleiro confortar o pequeno que chorava a ver o mate sem defesa, pois com aquela derrota ele sabia que a medalha não viria. O adversário se comoveu como todos nós. Mas é importante entender que vontade de ganhar a medalha não era apenas por ele, mas também pelo grupo. Então aprendemos também a não mais pressioná-lo.

Tudo começou em Imbituva em Fevereiro deste ano. Foi torneio de descobertas, sua estréia a nível estadual. Depois de dois anos apenas de competições locais onde seu interesse pelo xadrez despertou mais, já hora de procurar novos horizontes. Reunimos um grupo em Araranguá, e com uma Van levamos pouco mais de 10 atletas, onde a maioria participou do seu primeiro torneio do circuito catarinense de xadrez rápido. Leandro foi um deles, e já na estreia venceu a primeira etapa da Categoria SUB-12, era apenas o ínicio de muitas conquistas, desafios e um aprendizado que estava só começando.