Uma das coisas que me dá mais prazer nesse trabalho que faço com o xadrez é falar do meu grupo, dos meus meninos e meninas.
GHILHERME NUNES MARIA, nosso monstro sagrado do primeiro tabuleiro. Em 3 JERVA foram 20 partidas 19 vitórias e apenas uma derrota, um desempenho impressionante que talvez não tenha igual. Mas somente na sua despedida das competições mais importantes do Vale veio o tão sonhado título. Portanto quero dedicar a ele de coração essa conquista, pois ninguém merecia mais doque ele ganhar neste momento o JERVA e deixar seu nome na história desses Jogos. Guilherme está se formando este ano e não poderá mais disputar os jogos no ano que vem, mas acredito que não seja uma despedida, pois ainda pretendemos participar de muitos torneios juntos na vida.
JAIR RODRIGO DA SILVA Outro companheiro e parceiro desde o ínicio a dois anos quando começamos a trabalhar juntos. Jamais faltou um treino, nem mesmo quando estava desaminado ou cansado. Sempre presente e como já sabia ele cresce em competições por equipes, foi o jogador mais equilibrado de todos fazendo um torneio quase que perfeito. Mais doque nunca tenho certeza que poderei contar com ele novamente para o ano que vem para defender e merecidamente nosso primeiro tabuleiro.
EDUARDO GIOPPO CALEGARI, foi sem dúvida minha melhor aposta este ano e sem dúvida a peça chave para atingirmos nosso objetivo. Desde o primeiro momento quando o convidei para ingressar a equipe, Edu assimilou rapidamente nosso esquema de trabalho e foi o aluno mais esforçado e dedicado de todos nessa temporada. Resultado evoluiu muito rápido, rapido o suficiente para fortalecer nossa posição mais débil . Jogou muito o Edu, destruiu seus adversários, e quando falhou numa, lhe serviu de experiencia dando mais garra para continuar. No final quando já estavam comemorando o título com 3x0 em Santa Rosa, ele ficou lá brigando , não aceitou empate de forma alguma. O resultado final foi 4x0, e uma resposta bem dada a oferta e 1 ponto que o técnico de Santa Rosa ofereceu pelas minhas costas ao meus quatro meninos. Sim porque nós só precisavamos de apenas meio ponto para ser campeão, e Santa Rosa barganhou 3 pontos para garantir o segundo. Mas esse meu grupo de meninos são homens e só pensavam em jogar xadrez para vencer, vencer, vencer...
ARTUR SCHIMDT FERREIRA, se não foi meu aluno mais aplicado presencialmente, também esteve longe de ser displicente. Artur participou de várias competições este ano comigo (Unesc/São José e Tubarão) e foi bem em todos principalmente nos torneios da Federação Catarinense Cat SUB-14 onde o nível é bem mais forte. Nosso Rei Artur também foi importantíssimo contribuindo com 100% de aproveitamento
ALEXANDRE SCHMIDT FERREIRA, quando ele apareceu para o grupo o ano passado de cara já nos conquistou pela sua simpatia e grande amizade. Junto conquistamos o vice campeonato em 2008 perdendo por apenas meio ponto para Santa Rosa. Se este ano ele não pode estar presente nos treinos devido a suas outras atividades, também não me escondeu isso, porém sempre demonstrou com atitudes, que se pudesse e precisamos dele para contribuir com o time ele estaria lá. Mesmo assim está participando ativamento do Campeonato Citadino e participou de vários torneios que promovemos este ano desde o verão. Sendo assim ele cumpriu sua palavra, um ano depois ele veio fechar o grupo para buscar com nós o Campeonato que perdemos em 2008. Deu força para todo o time, principalmente para os novatos como o Edu e seu irmão Artur. Este ano, como o Guilherme, está se despendindo da equipe. De coração quero dedicar a ele sucesso na vida e na profissão que vai escolher e continue se puder a praticar xadrez onde ele estiver.
GABRIEL SCHONS MOTA, foi nosso sexto elemento da equipe. Gabriel foi uma grata surpresa este ano, parceirão de todos os treinos e também parceirão do grupo do JERVA. Se não jogou também não lhe faltou vontade e coragem e a prova foi sua inocente declaração de menino ..."professor, não que eu queira que alguém ficasse doente, mas um dorzinha de barriga em alguém podia dá né? só pra eu poder jogar...". Gabriel, tu estar presente com a gente, jogando ou não, foi importantíssimo. Fortaleceu o grupo e a certeza que o futuro da equipe está garantido. Obrigado por esta com gente garoto, e a medalha que tens ai no peito de Campeão é merecida, pois ela é de todo o grupo, jogando ou não. O importante é estar presente quando o treinador precisa, e tu estava lá.