domingo, 21 de março de 2010

Circuito Catarinense de Xadrez - 1 Etapa em São José

As estréias são sempre dificeis, ainda mais longe de casa. E por está razão não podemos de deixar de falar mais um pouco sobre o excelente resultado do Tiago Oliviera e do Leandro Ubialli este fim de semana. Tiago, mesmo que seja na divisao especial foi além das nossa expectativas, não que nao pudesse conseguir vencer, mas como ele só tinha competido em apenas um torneio deste nível, não tinhamos ainda noção da sua força em enfrentamento com jogadores do restante do estado. Em primeiro lugar ele foi modesto em seguir um caminho diferente do demais e enfrentar esta divisão, e assim aos poucos elevar seu xadrez a niveis mais altos nos proximos anos. Parabéns Tiago pela coragem e o desafio e vou repetir aqui oque ele me disse esta semana, " eu gosto disso, eu gosto de jogar xadrez".



TIAGO OLIVEIRA CAMPEÃO DA DIVISÃO ESPECIAL - 1 ETAPA SÃO JOSÉ












Jogar entres os grandes, desafiar os melhores dos melhores do estado, esta foi o principal desafio do Leandro nessa sua estréia da Divisão SUPERIOR. Tirar segunda lugar nesta divisão, é praticamente o mesmo que tirar primeiro, pois a diferença que separa ambos é muito pequena. O fato é que nossa expectativa era grande também para o desempenho dele. Para quem esteve lá no ano passado e sofreu com seu pior resultado na Especial na temporada de 2009, sabe doque estou falando. Foi dificil aquela etapa, e as más lembrançcas são dificeis de esquecer. Mas um ano depois, Lele sacramentou-se como um dos melhores S-12 do estado.

terça-feira, 9 de março de 2010

Final Catarinense

Amarguei a ultima colocação do torneio, o nível estava muito forte e a falta de ritmo fez muita diferença. Num torneio desse nivel é muito dificil encaixar o jogo, principalmente porque a expectativa do primeiro ponto é grande e ao contrário de outros, vai minando minha resistência e sem explicação acabo jogando cada vez mais passivo, principalmente de brancas. Joguei bem melhor de pretas, nas verdade deixei de escapar 2 vitórias ou 2 ptos com elas, uma contra o Sperb e a outras contra o Rapouso, e estava bem contra o Haroldo. Mas errei em todas no final. Contra o Sperb foi a pior, pois visava fazer um bloco FIDE e a ansiedade estava me matando. Mas por fim, analisando depois no Chessbase vi que não seria assim tão facil transformar a posição numa vitória se ele joga-se certo. Mas ele não jogaria certo, pois revelou seus planos no postmortem e mesmo com qualidade, cairia mais peões da Brancas e eu ficaria com tres peoes passados ligados. Essa foi daquelas partidas que costumam derrubar a gente, daquelas que se não tivermos tranquildade afeta todas as demais partidas adiante. E num torneio curto e de nível não se tem muito tempo para ficar pesando no leite derramado. Mas foi dificil, na rodada do dia seguinte joguei minha pior partida contra o Denison de Concórdia.

A noite com uma ajudinha da cibérnetica consegui acertar uma preparação contra o Rapouso, e joguei um Gambito Volga ficando rapidamente melhor na posição. Errei no meio jogo para o final e num ato de estrema coragem do Ricardo que teria um empate forçado se quizesse preferiu sacrificar a Dama por uma torre entrando numa variante complicadissima que resultou numa posição de duas torres contra dama e peoes para ambos os lados. Depois de mais de 70 lances a partida empatou.





Na ultima partida contra o Pomar fiz minha pior abertura, tão ruim e estranha que ele cansado não enxergou meus erros e preferiu desenvolver normalmente as peças sem vasculhar muito a posição. Quem sabe tenha sido até uma boa estratégia, confundir o adversário, pois inacreditavelmente depois de entrar numa posição bem restringida, consegui abrir meu jogo com um "b4" onde as coisa começaram a melhorar a meu favor. Depois de uma luta posicional interessante com mais um erro dele jogando "b6" consegui ficar com uma final melhor mas também de dificil ganho. Partida empatada provavelmente, mas veio uma capivarada logo em seguida e abandonei a partida no ato.
No geral faltou muita coisa, principalmente mais paciência, faltou se preparar melhor para jogar de Brancas, faltou jogar mais xadrez, faltou estudar mais xadrez.
Mas como disse o Marcão que também passou dificuldades, chegando até ficar bye no torneio , prometo melhorar.

domingo, 7 de março de 2010

BRASILBASE - CITADINOS DE ARARANGUÁ E SOMBRIO PUBLICADOS

Já estão publicados no BrasilBase a maior base de partidas do Brasil, os resultados dos campeonatos municipais de Araranguá e Sombrio. É so clicar em estados, procurar SC e Xadrez nas Cidades. É bom lembrar que o site registra apenas campeonatos de xadrez pensados como forma de incentivo para que se pratica cada vez mais essa modalidade. Destaco aqui a importancia do grande trabalho de registro feito a anos pelo Catarinense natural de São Bento do Sul e residente em Florianópolis Adaucto Wanderley Nobrega, vice Campeão Brasileiro 1970 e pentacampeão Estadual. No site encontram-se todos os campeonatos de xadrez pensado que se tem registro no Estado de SC e os mais importantes Torneios feitos no Brasil, ou no exterior que tenham a participação de pelo menos um brasileiro.

Com isto gostaria que todos tenham a cosciencia e o orgulho do grande trabalho que fizemos realizando esses campeonatos pensados, e da importancia de o faze-los sempre. Pois esse é o verdadeiro xadrez.