terça-feira, 9 de março de 2010

Final Catarinense

Amarguei a ultima colocação do torneio, o nível estava muito forte e a falta de ritmo fez muita diferença. Num torneio desse nivel é muito dificil encaixar o jogo, principalmente porque a expectativa do primeiro ponto é grande e ao contrário de outros, vai minando minha resistência e sem explicação acabo jogando cada vez mais passivo, principalmente de brancas. Joguei bem melhor de pretas, nas verdade deixei de escapar 2 vitórias ou 2 ptos com elas, uma contra o Sperb e a outras contra o Rapouso, e estava bem contra o Haroldo. Mas errei em todas no final. Contra o Sperb foi a pior, pois visava fazer um bloco FIDE e a ansiedade estava me matando. Mas por fim, analisando depois no Chessbase vi que não seria assim tão facil transformar a posição numa vitória se ele joga-se certo. Mas ele não jogaria certo, pois revelou seus planos no postmortem e mesmo com qualidade, cairia mais peões da Brancas e eu ficaria com tres peoes passados ligados. Essa foi daquelas partidas que costumam derrubar a gente, daquelas que se não tivermos tranquildade afeta todas as demais partidas adiante. E num torneio curto e de nível não se tem muito tempo para ficar pesando no leite derramado. Mas foi dificil, na rodada do dia seguinte joguei minha pior partida contra o Denison de Concórdia.

A noite com uma ajudinha da cibérnetica consegui acertar uma preparação contra o Rapouso, e joguei um Gambito Volga ficando rapidamente melhor na posição. Errei no meio jogo para o final e num ato de estrema coragem do Ricardo que teria um empate forçado se quizesse preferiu sacrificar a Dama por uma torre entrando numa variante complicadissima que resultou numa posição de duas torres contra dama e peoes para ambos os lados. Depois de mais de 70 lances a partida empatou.





Na ultima partida contra o Pomar fiz minha pior abertura, tão ruim e estranha que ele cansado não enxergou meus erros e preferiu desenvolver normalmente as peças sem vasculhar muito a posição. Quem sabe tenha sido até uma boa estratégia, confundir o adversário, pois inacreditavelmente depois de entrar numa posição bem restringida, consegui abrir meu jogo com um "b4" onde as coisa começaram a melhorar a meu favor. Depois de uma luta posicional interessante com mais um erro dele jogando "b6" consegui ficar com uma final melhor mas também de dificil ganho. Partida empatada provavelmente, mas veio uma capivarada logo em seguida e abandonei a partida no ato.
No geral faltou muita coisa, principalmente mais paciência, faltou se preparar melhor para jogar de Brancas, faltou jogar mais xadrez, faltou estudar mais xadrez.
Mas como disse o Marcão que também passou dificuldades, chegando até ficar bye no torneio , prometo melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário