segunda-feira, 29 de julho de 2013

Atividades do Clube de Xadrez

Continuando as atualizações do mês de Julho, tivemos depois da primeira etapa do CV, a continuidade dos treinamentos da equipes feminina e masculina no clube do IFSC. O treinamento do feminino ocorre todas as quinta feiras das 15:40 as 19:30 e contam hoje com quatro meninas Alana, Ana Carolina, Alexia e Danielli Zefferino. É um grupo que começamos a trabalhar agora, mas que já tem dando boa resposta coletiva.  

Enquanto isso o grupo masculino segue treinando forte aos sábados, e contamos pela primeira com seis meninos, todos movitadosa e são eles Leandro Ubialli, Gabriel Schons Mota, Peterson Espindola, João Vitor Silveira, Cesar Destro dos Santos e o novato surgindo do projeto escolinha de xadrez no IFSC  Leo Vitor Mendonça. 

Os treinamentos tem sido um pouco diferenciado do passado, mas eventualemente tem realizado seu tradiocional pingão no final de cada encontro. Os resultados podem ser conferidos no menu acima, com destaque da vitória no Caçula da equipe Peterson Espindola Leitão Junior que venceu o ultimo recreativo superando os favoritos.

Neste Sábado estreamos também uma nova modalidade  de competição como forma treinamento, e que pode servir de inspiração para quem nos acompanha. O sistema KO de torneio, 30x30 com anotação em súmula. Essa fórmula de torneio, foi inspirado nos torneio KO com clube espanhol buho21, e possibilita que que se jogue menos partidas com mais tempo e qualidade mantendo o interesse até o fim da competição, pois todos estão disputando colocações diretamente contra o seu adversário. Como primeiro teste, podemos dizer que o resultado foi maravilhoso, com partidas bem disputadas e registradas, que pretendemos postar se houver tempo.

Posteriormente, explicarei melhor o funcionamento deste tipo de torneio, mas abaixo a tabela para apreciação do blogueiros do xadrez da região. Posso dizer que é um modelo que possibilita se fazer em único dia, um torneio de quatro rodadas com  16 pessoas em ritmo 61x61, oque daria quatro horas de jogo no total para cada; o que é totalmente compatível com torneio normal onde se joga seis partidas no mesmo ritmo em três dias.

Em nosso exemplo abaixo, a competição foi disputada numa tarde em ritmo 30x30 sempre com anotação em súmula, começando as 14:30, e terminando as 17:30 em 3 rodadas Para completar oito jogadores, utilizamos Chessmaster rating 1114.



Um comentário: