quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

OLIBAR - OLÍMPIADAS INTERBAIRROS - FOTOS






















Juntamente com ajuda do companheiro Frank Becker (o qual queria agradecer pela grande ajuda que me deu na noite de quarta feira) organizamos e arbitramos a OLIBAR em Araranguá. A Olibar ainda é um mistério para mim em muitos sentidos, e aos poucos vou tentando assimilar a dificuldades , a falta de conhecimento e experiência dos organizadores neste tipo de modalidade esportiva chamado "xadrez" e passo a passo vou procurando ajudar o interesse dos jogadores e os valores deste esporte que até aqui estavam sendo 100% ignorados. Gostaria de colocar algumas observações mediante alguns fatos que ocorreram.

NO XADREZ TABELA PREVIAMENTE PRONTA NÃO É SINÔNIMO DE ORGANIZAÇÃO.

Após o Congresso Técnico um Líder de bairro veio até a mesa reclamar da organização pois na falta de alguns participantes eu tive que modificar o emparceiramento da primeira rodada que apenas por gentileza eu aceitei a fazer oque já estava no programa a dias atrás.
Vou ser claro a todos. Em qualquer tipo de Competição, como JASC, JOGUINHOS, OLESC, JERVA ou outro Olimpiada seja em qualquer parte do mundo, XADREZ é única modalidade que não se pode fazer uma tabela onde tu sabes com quem vai jogar antecipadamente. No Xadrez procedemos da seguinte maneira, marcamos um congresso ténico antes da primeira rodada, confere-se os inscritos presente e após fazendo isso sorteia-se a primeira rodada. Neste congresso técnico é ainda definido forma de disputa "suiço" ou "shuring" , critérios de desempate e ritmo de partida. Assim como se tiram outras dúvidas que possam aparacer.

FALTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE REPRESENTANTES DE BAIRRO E SEUS ATLETAS

Em um outra reclamação, agora da Lider do Bairro de Cidade Alta, ficou claro para mim a real falta de comunicação entre seus representantes e seus atletas. A Líder do Bairro Cidade Alta (que por Sinal é uma grande amiga da Minha Familia e uma pessoa que acabei me entendendo durante o torneio) fez questão de lembrar que tinha votado contra sobre a mudança do sistema de competição. Logo ela que representa o Bairro dos dois Atletas mais experientes e que foram os primeiros a me pedir várias e várias vezes que mudassem aquele padrão mata-mata dos anos anteriores. Ou seja, ela em nenhum momento estava defendendo os interesses dos atletas, apenas não concordava sem base nenhuma. E assim eu percebi que era o mesmo caso de vários outros. Aconselho que nos proximos anos, lideres de bairro escutem mais seus atletas, pois eles são os que conhecem melhor o esporte que praticam e assim podem dizer oque preferem.

POR FIM

Felizmente foram apenas esses dois casos que realmente mereçam a perda de alguns cabelos e uma reflexão da minha parte para achar a melhor maneira de tratar isso e resolver, sempre buscando andar para frente e não para trás. No mais, e como sempre os atletas que são realmente aqueles que percebem as mudanças na pele, assimilaram rápido, aproveitaram ao máximo o torneio e com isto conseguimos fazer finalmente uma competição de respeito na Olibar.

Sinceramente fiquei surpreso com aumento do numero de participantes, e agora acredito que nos proximos anos o numero deva ser ainda maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário