sábado, 14 de novembro de 2009

FINAL DO CIRCUITO ARARANGUAENSE DE XADREZ

A final do Circuito Araranguaense de Xadrez Rápido de 2009 foi neste sabado e reuniu 16 enxadristas. O nível mais uma vez foi muito bom, e marcou o fim das atividades deste ano no colégio Estadual. Este foi o segundo campeonato, e já tivemos uma melhora considerável do ano passado para cá, tanto no número de participantes como na qualidade técnica. Foi um torneio agradável, onde a seriedade é deixada um pouco de lado em função do simples prazer de jogar. Mas isso jamais diminui para mim a importância que ele tem de ajudar a formar melhor nossos atletas e prepará-los para competições onde há disputa de melhadas e prêmios. Muito pelo contrário, a competição demonstrou-se durante todo ano de um valor importante tanto para os nossos atletas como também de outras cidades, tendo em vista a boa participação de atletas de Criciuma por exemplo. Assim sendo, agradeço mais uma vez a todos que participaram, e contamos ano que vem com um número cada vez melhor.


Guilherme Nunes Maria (de camisa branca) foi terceiro lugar no circuito, mostrando sempre muita qualidade nos torneios quando está bem. Sua melhor qualidade é calculo e a busca pela iniciativa nas aberturas. Seu maior defeito é forçar demais em situações que é preciso cautela, oque na maioria das vezes lhe causa a derrota em posições empatadas. No entanto conseguiu ao longo do campeonato mostrar mais equilibrio no seu jogo, conseguindo manter uma média melhor de resultados.







Jair Rodrigo da Silva (camisa preta), foi o Vice Campeão, mas para mim pessoalmente é o Campeão. Cada dia cresce mais sua compreensão tática e estratégica do xadrez. Teve um desempenho excepcional na competição, mesmo que não tenha levado muito a sério, ou as vezes levado a sério demais. Sua melhor qualidade é o jogo posicional, as aberturas firmes e tem um bom final. Seu maior defeito é evitar os confrontos. Não fosse minha insistência, não teria participado de várias etapas e hoje não saberia até onde poderia ter chegado e portanto não teria conseguido este vice campeonato. Precisa aprender que é só enfrentando os desafios é que vai poder crescer, e não os evitando. Foi o melhor jogador da equipe no JERVA e tem respeito de todos os amigos enxadristas do vale que tem admiração pelo seu xadrez assim como por sua pessoa. Agora só falta ele completar o campeonato Citadino que seria a melhor maneira dele retribuir toda essa admiração e respeito aos seus amigos. O bom atleta sempre procura cumprir seus compromissos, então vamos lá garoto. Tu podes muito mais do que imagina. No xadrez nunca sabemos a hora certa que vamos vencer, o certo é que nunca vencemos quando esperamos, mas sim quando ninguém imagina. Um abração enorme e Parabéns meu Campeão!!!



Na foto o Eduardo Calegari enfrentando seu Inacio Raztki de Jacinto Machado. Edu parou um pouco depois do JERVA e não esteve bem neste torneio. Mas durante o ano foi um grande revelação e um companheiro que podemos contar para o ano que vem nas busca de muitas medalhas que iremos disputar.










Muitos torneios este ano, levaram esses dois amigos a se enfrentarem muitas e muitas vezes este ano. Luis Carlos e Marcelo cotelo farão segunda feira mais um e o mais importante confronto do ano entre eles, agora pelo Citadino de Araranguá de Xadrez Pensado.











Peterson Espindola e Leandro Ubialli, o
primeiro é literalmente uma promessa. Interessadíssimo por xadrez vem me surpreendendo com os ultimos resultados. Não tenho dúvida que vai ser um bom jogador de xadrez. O Segundo já uma afirmação. Nosso lele, o mutley de Araranguá. Vencedor de vários torneios a nível estadual este ano, é o nosso principal reforço para o JERVA 2010, tremam adversários.








Ana Cristina e Gabriel Schons. Quem viu a Ana jogar no começo do ano com a gente e agora, saberá do que estou falando. Foi a atleta do feminino que mais treinou, e a recompensa veio com uma melhora considerável no seu xadrez. Hoje venceu a Francine e o Camilo dois jogadores bem mais experientes. Gabrielzinho esteve meio doente semana passada, e hoje não esteve muito bem. Mas isso é so um periodo ruim, na hora certa o seu bom xadrez vai voltar. Ja combinamos que iremos participar de todas etapas do circuito verão onde ele irá aprender muito e começar o ano de 2010 de pé direito.






Marcelo Cotelo e Mateus David queria agradecer a esses dois companheiros que estão junto conosco mudando a cara do xadrez no vale. Tenho certeza absoluta que a nossa união só vai trazer um futuro de muitos feitos na modalidade. Queria dar os parabéns ao Marcelo Cotelo pelo esforço com os meninos de Gaivotas e também pela sua nova postura como jogador. Tenho certeza que ela só vai lhe trazer benefícios daqui para frente, como já esta acontecendo. E também parabéns pelo Mateus pelo trabalho em Sombrio pelas idéias sempre inovadoras para a liga. Obrigado pela visita, espero poder retribuir em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário